Álvaro A. Álvarez é engenheiro de sistemas com anos de experiência em gerenciamento de dados e banco de dados, bem como gerenciamento de projetos. Sua função principal como Analista de Negócios do REDCap é apoiar vários projetos de pesquisa da Stanford School of Medicine.
Alvaro A. Alvarez
Stanford Health Care and School of Medicine, California, EUA
Amanda Miller é a administradora REDCap do University of Colorado’s Clinical and Translational Science Institute (CCTSI) e do Children’s Hospital Colorado desde 2015. Ela preside o comitê de FAQ do REDCap Consortium e é membro de dois comitês internacionais: “REDCap Shared Library & REDCap Training Collaboration”. Ela desenvolveu várias séries de vídeos de treinamento sobre funcionalidades do REDCap. Tem mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Kent State University em 2008.
Amanda Miller
University of Colorado, Denver, EUA
Programador/Analista Principal do “Advanced Biomedical IT Core”, parte do “Pervasive Technology Institute” da Universidade da Indiana. Líder da infraestrutura tecnológica do REDCap da Universidade da Indiana e desenvolvedor original do PHPCap e REDCap-ETL. O trabalho anterior do Sr. Arenson inclui o gerenciamento de Sistemas de Informação Geográfica na Universidade de Rice, implementação de processos de coleta de dados eletrônicos no Centro de Sequenciamento do Genoma Humano do Baylor College of Medicine e desenvolvimento de softwares de programação para uma empresa de gasoduto de gás natural.
Andy Arenson
Indiana University, Indianapolis, EUA
Bas de Veer MS é o gerente de serviços de dados da equipe que atua na área de tecnologia da informação para pesquisas na University of Washington Medical Center. Ele ajuda os pesquisadores a encontrarem uma solução prática para as necessidades tecnológicas de seus projetos de pesquisa. Antes de ser promovido à sua posição atual, ele foi o administrador principal do REDCap para a instância UW-ITHS REDCap. Bas possui bacharelado e mestrado em Informática Médica pela Universidade de Amsterdã e se especializou em ser um tradutor entre o mundo clínico e o mundo da tecnologia da informação.
Bas de Veer
University of Washington, Seattle, EUA
Brenda Minor é Principal Gerente de Relacionamento da Vanderbilt University Medical Center. Desde 2008, ela tem sido uma pessoa chave e de grande importância em todas as atividades do REDCap. Brenda é especialista no desenvolvimento de projetos REDCap e suporte ao usuário final da Vanderbilt University. Ocupa papel de liderança junto ao REDCap Consortium, coordenando vários projetos: o Congresso Internacional Anual do REDCap (REDCapCon), o comitê de desenvolvimento e suporte do REDCap, a curadoria da Biblioteca Compartilhada do REDCap. Possui uma sólida experiência em negócios que reflete a sua liderança em uma variedade de setores. Brenda possui bacharelado em Estudos Liberais pela “Middle Tennessee State University”, com foco em Comunicação e Gestão Corporativa.
Brenda Minor
Vanderbilt University, Tennessee, EUA
Amanda Miller é a administradora REDCap do University of Colorado’s Clinical and Translational Science Institute (CCTSI) e do Children’s Hospital Colorado desde 2015. Ela preside o comitê de FAQ do REDCap Consortium e é membro de dois comitês internacionais: “REDCap Shared Library & REDCap Training Collaboration”. Ela desenvolveu várias séries de vídeos de treinamento sobre funcionalidades do REDCap. Tem mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Kent State University em 2008.
Ceci Chamorro
Duke University, North Carolina, USA
Chris Kadolph faz parte do “Marshfield Clinic Research Institute” desde 2012. Ele é o líder da equipe de desenvolvimento de software, tendo o papel de supervisionar todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento de projetos administrativos e financiados por doações. Chris está fortemente envolvido em todas as atividades relacionadas ao REDCap desde 2015, com foco principalmente em customizações específicas que favoreçam a melhor operacionalização do REDCap para o gerenciamento de estudos e participantes. Esforços recentes incluem dashboards relacionados à COVID-19 e otimizações especificamente adaptadas para apoiar as atividades de nossa equipe durante esta pandemia.
Christopher Kadolph
Marshfield Clinic Research Institute, Wisconsin, EUA
Médico com experiência nas áreas clínica e administrativa que, desde o início da sua formação, esteve muito próximo das atividades de pesquisa e de ensino. Especialista em Urgência e Emergência com habilidades em tecnologia, solução criativa de problemas, gerenciamento e análise de dados com foco em qualidade e melhoria. Desde 2013 se aventura em Informática Biomédica, participando e desenvolvendo projetos relacionados a Sistemas de Informação em Saúde, Registros Clínicos, bancos de dados, interoperabilidade, padrões de informação, Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG), entre outros.
Sempre promovendo uma cultura baseada em dados com uma abordagem inovadora e baseada em evidências, aprimorando o uso da informação por meio de análises e visualização em diferentes ambientes interdisciplinares. Além disso, ele tem participado do desenvolvimento e implementação de modelos de padronização clínica (Clinical Pathways) devido ao seu treinamento no “Office of Clinical Quality Improvement do Children’s Hospital of Philadelphia” (EUA). Trabalha com o software REDCap desde 2014, sendo um promotor de sua implementação em diferentes campos além da pesquisa.
Cristobal Carvajal
Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile
Eduardo é um desenvolvedor full-stack do Massachusetts General Brigham localizado em Boston. Sua posição é parcialmente patrocinada pela Harvard Catalyst. Ele tem mais de 5 anos de experiência com o uso do REDCap. Ele é responsável por todas as atividades tecnológicas relacionadas ao REDCap: desenvolvimento de módulos externos, atualizações de versões do REDCap, depuração, API e agregação de dados. Ele é um dos três fundadores iniciais do REDCap Spanish Group.
Eduardo Morales
Massachusetts General Brigham, Boston MA, EUA
O Rev. Prof. Gabriel J. Odom, PhD, ThD é Professor assistente de bioestatística na Florida International University e Professor voluntário na University of Miami. Ele atua na área de desenvolvimento de softwares “open source” para análise estatísticas e métodos de bioinformática aplicados à pesquisa na área de câncer e transtornos por abuso de substâncias.
Gabriel Odom
Florida International University, University of Miami, EUA
Jenn Mauck ingressou no “Informatics Core of University of Colorado’s Clinical and Translational Sciences Institute (CCTSI)” em setembro de 2020 como Administradora do REDCap. Bacharel em Psicologia e Mestrado em Saúde Pública pela Florida State University. Antes dessa nova função, ela trabalhou como coordenadora de pesquisa clínica e administradora do REDCap na Florida State University College of Medicine. Ela tem experiência na implementação de projetos de pesquisa voltados para a saúde de comunidades e já trabalhou em projetos filantrópicos supervisionando iniciativas de políticas e promoção de saúde. Ela está ansiosa para se mudar para o Colorado e se envolver ainda mais no REDCap Consortium com a equipe do CCTSI da Universidade do Colorado, liderada pela Amanda Miller.
Jennifer Mauck
University of Colorado, Denver, EUA
Leila faz parte da equipe do REDCap do “Marshfield Clinic Research Institute” desde 2016, onde trabalha como Analista Sênior. Sua função inclui o gerenciamento e treinamento de usuários, análise de negócios para o desenvolvimento de hooks, plug-ins e módulos externos. Leila recebeu a gratificação de MVPs-2020 do REDCap Consortium Internacional. É formada em Administração de Empresas.
Leila Deering
Marshfield Clinic Research Institute, Wisconsin, EUA
Luis Felipe Reyes é médico intensivista com doutorado em Ciência Translacional pela Universidade do Texas em Austin. Dr. Reyes é um especialista reconhecido internacionalmente na área de pneumonia, doença pneumocócica invasiva, sepse e resistência a antibióticos. O Dr. Reyes faz parte do comitê organizador da Iniciativa Global para Pneumonia por MRSA (GLIMP), da Rede de Terapia Intensiva da América Latina (LIVEN) e do estudo RemapCAP. Além disso, o Dr. Reyes é o pesquisador nacional de vários Projetos Multinacionais de Pesquisa em pacientes com COVID-19, incluindo estudos realizados pela OMS, ISARIC e ESICM. Dr. Reyes é o co-presidente do grupo de análise de cuidados críticos da ISARIC COVID-19. Além disso, ele é Editor Associado do BMC Pulmonary Medicine e Editor Junior do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Dr. Reyes é atualmente o chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e professor associado da Universidade de La Sabana, Escola de Medicina. Finalmente, ele é o diretor acadêmico da unidade de terapia intensiva na Clínica da Universidad de La Sabana e diretor do grupo de pesquisa: Ciência Translacional em Doenças Infecciosas e Medicina Intensiva da mesma Universidade.
Luis Felipe Reyes Velasco
Universidad de La Sabana, Chia, Colômbia
Bacharel em Ciência Política, Universidad del Salvador, Buenos Aires Argentina. Atua na Unidade de Articulação Internacional do Hospital Garrahan. A principal atividade é a promoção e facilitação do vínculo institucional. Responsável por identificar, formalizar, promover, facilitar, gerenciar e sustentar a articulação do Hospital Garrahan no que diz respeito à cooperação acadêmica e de pesquisa. Administrador do REDCap no Garrahan Hospital, atuando na consultoria de protocolos de pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de bancos de dados no REDCap. Também atua no treinamento de profissionais e equipe administrativa, desenvolvendo tutoriais com aplicações e usos específicos do REDCap.
Maria Virginia Kulik
Garrahan Hospital, Buenos Aires, Argentina
Michelle faz parte da equipe do REDCap da Vanderbilt University Medical Center desde 2013, como Especialista Sênior do REDCap. Atua na área de gerenciamento de dados no REDCap, suporte e treinamento aos usuários. Faz parte da equipe de gestores da Comunidade REDCap e é analista técnica do REDCap Mobile App. Michelle tem Mestrado em Tecnologia da Informação.
Michelle Fernandez
Vanderbilt University, Tennessee, EUA
Paul A. Harris, PhD, é professor de informática biomédica e engenharia biomédica na Vanderbilt University. Criador do REDCap (www.projectredcap.org) e ResearchMatch (www.researchmatch.org). Diretor do Vanderbilt’s Office of Research Informatics.
Paul Harris
Vanderbilt University, Tennessee, EUA
Raymond Balise, PhD, é Professor Assistente de Bioestatística no Departamento de Ciências da Saúde Pública da Miller School of Medicine da Universidade de Miami (UM). Antes de ingressar na UM, ele trabalhou na Escola de Medicina da Universidade de Stanford por 17 anos como Bioestatístico e Palestrante Sênior, além de atuar como Coordenador de Bioestatística e Diretor do Grupo de Programação em Estatística (Spectrum). Palestrante premiado que desenvolveu e ministrou aulas em Gerenciamento de Dados, Programação Estatística, Pesquisa em Computação Estatística, Bioestatística Médica, Ciência de Dados e Machine Learning. Ele é coautor do livro “Presenting Medical Statistics from Proposal to Publication”, sobre análise e visualização de dados. Além disso, ele é autor e coautor de mais de uma centena de artigos científicos em diversas áreas da saúde. Seu trabalho mais recente inclui o desenvolvimento e o patenteamento da análise do SCAN360, um portal da web que descreve as taxas de câncer e fatores de risco para toda a Flórida. Atualmente, ele está desenvolvendo ferramentas para monitorar as taxas de transtornos por abuso de substâncias em 16 comunidades em Nova York através de técnicas de machine learning, visando a identificação de padrões para a dependência por opioides. Ele também está trabalhando em diversos projetos na interseção de Saúde Mental e HIV.
Raymond Balise
University of Miami, Flórida, EUA
Rob Taylor é o desenvolvedor líder do REDCap na Vanderbilt University Medical Center. Supervisiona o design e o desenvolvimento do software REDCap. Gerencia a equipe de suporte que atende a Vanderbilt University e a todas as instituições afiliadas ao REDCap Consortium no mundo inteiro.
Rob Taylor
Vanderbilt University, Tennessee, EUA
Professora Associada de Informática Biomédica na Vanderbilt University (Nashville, EUA). Seu trabalho se concentra na harmonização e qualidade de dados na pesquisa de doenças infecciosas, atuando no desenvolvimento de ferramentas baseadas no REDCap para facilitar o compartilhamento de dados e colaborações internacionais.
Stephany Duda
Vanderbilt University, Tennessee, EUA
Victor Espinosa é o Gerente de Dados e Informática na Vancouver Island Health Authority. Ele é responsável por fornecer os serviços relacionados ao REDCap para esta organização, composta por cerca de 8 hospitais e várias outras instalações. Ele tem mais de 12 anos de experiência com a plataforma REDCap. Sua principal responsabilidade é alinhar as necessidades clínicas e de pesquisa à coleta de dados apropriada. Bacharel em Matemática Aplicada, com Mestrado em Estatístico e Ciência da Computação.
Victor Espinosa
Vancouver Island Health Authority, British Columbia, Canadá
Nacionais
Coordenador Médico do Departamento de Tele-UTI do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo, Brasil). Consultor de Analytics Big Data do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo, Brasil). Docente Permanente Pós-Graduação Stricto Sensu – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Pesquisador responsável TELESCOPE Trial – PROADI/MS/SCTIE – NCT03920501. Apresenta Doutorado em Ciências (2008-2011) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Pós-doutorado (2011-2013) pela Universität Bern (Suíça) e Pós-doutorado (2013-2014) pela Université libre de Bruxelles (Bélgica).
Adriano Pereira
Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP (em andamento). Assistente de Informática no escritório de projetos de filantropia do Hospital do Coração (HCor). Responsável pelo apoio técnico ao sistema REDCap e outros sistemas ligados aos projetos do PROADI-SUS.
Alexandre Xavier da Silva
Hospital do Coração, São Paulo, Brasil
Cauane Blumenberg possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (2011), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2014) e Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Realizou intercâmbio durante o Doutorado na Universidade de Torino, Itália (2017). É pesquisador e líder da equipe do “International Center for Equity in Health” (Pelotas, Brasil); consultor em Epidemiologia e TI do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); desenvolvedor e coordenador da plataforma “coortesnaweb”. Possui experiência e interesses de pesquisa na área de Ciência de Dados, Métodos Epidemiológicos, Equidade em Saúde, E-Epidemiologia e Métodos Estatísticos.
Cauane Blumenberg
Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Realizou fellowship na Duke University e na Stanford University. É certificada pela World Medical Device Organization (WMDO) como CMDA (certified medical device associate). Possui doze anos de experiência em pesquisa clínica incluindo mercado nacional e internacional. Membro-associada da Association of Clinical Research Professionals (ACRP). Co-fundadora e atual Diretora Executiva da CRO (contract research organization) Global Research and Innovation Network (GRINN).
Clarissa Garcia Rodrigues
Grinn Company, Santa Catarina, Brasil
Possui Bacharelado (2008) e Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Foi administrador do REDCap do Hospital de Amor de Barretos (2014 a 2017) e atualmente é Especialista Estatístico e administrador do REDCap no Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Cleyton Zanardo de Oliveira
Hospital Beneficência Portuguesa, São Paulo, Brasil
Ocupo a função de Chief Information Officer na Return Capital, empresa data driven do grupo Santander especializada em créditos não performados. Professor dos cursos de MBA na Universidade Presbiteriana Mackenzie e FIAP nas áreas de pesquisa relacionadas a Analytics e Data Visualization.
Danilo Vasconcelos
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil
Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolvedor de Aplicativos e Dashboards no R-Shiny para análises das informações corporativas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Apresenta 10 anos de experiência como Professor Universitário de Matemática/ Matemática Aplicada/ Estatística. Experiência profissional com o software R, Tableau, análise de séries temporais (forecast). Desenvolvedor de Dashboards no R-Shiny usando REDCap.
Davi Rocha
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP, São Paulo, Brasil
Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FASP (Faculdades Associadas de São Paulo), especialista em Sistemas de Informação e Estatística Aplicada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), Mestre em Ciência da Computação, processamento de alto desempenho pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Doutor em Inteligência Artificial pelo pelo PPGIA (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Analista de BI (Business Inteligence) da Universidade Estadual de Maringá, professor de Ferramentas para Análise a Apresentação de Dados e Sistemas de Coleta de Dados REDCap do Mestrado Profissional em Emergência e Urgência (PROFURG) da UEM e consultor da IT4BSR (Information Technology for Business & Scientific Research) fornecendo suporte de tecnologia da informação para aŕea de negócios e pesquisa científica.
Elias Cesar Araújo de Carvalho
Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil
Cirurgiã dentista, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital do Câncer de Barretos, especialista e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Oncologia na Avaliação Epidemiológica de fatores de risco para o desenvolvimento de câncer. Áreas de interesse: Saúde Pública, Educação em Saúde, Prevenção, Cancerologia, Epidemiologia, Epidemiologia do Câncer, Metodologia Científica, Ética em Pesquisa.
Fabiana de Lima Vazquez
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Graduação e Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela UNIFESP. Atualmente é Professor Adjunto do Depto. de Internato/ Faculdade de Medicina/ Universidade Federal de Juiz de For a (UFJF) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Saúde (CAPES 5), sendo também orientador do Programa de Pós-Graduação da Psicologia. Atualmente desenvolve linhas de pesquisa no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (NIEPEN/ UFJF) em avaliação de tecnologias em saúde e modelos estatísticos para acompanhamento do tratamento de doenças crônicas.
Fernando Antonio Basile Colugnati
Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
PhD pela Universidade de Londres (UK). Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Diretor Executivo dos Laboratórios de Investigação Médica do HCFMUSP. Coordenador administrativo do programa multidisciplinar de pesquisas sobre a COVID-19 usando dados de coorte internada no HCFMUSP em 2020.
Geraldo Busatto Filho
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, Brasil
Bióloga. Mestre em processos de pesquisa e inovação em saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul (FUC). Especialista em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde de São Paulo (FECS SP). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é pesquisadora e consultora do REDCap no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.
Itiana Cardoso Madalena
Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, Brasil
30 anos de experiência em Health IT. Atualmente, é o Diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS, Ministério da Saúde) e responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil. Foi CIO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e da Fundação Faculdade de Medicina. Graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Ciências Médicas pela FMUSP, Doutorado (em curso) pelo programa de Pós-Graduação do Departamento de Informática Médica da FMUSP, trabalhando com grandes bases de dados para o desenho de modelos preditivos para avaliar o impacto da readmissão hospitalar em pacientes idosos.
Jacson Venâncio Barros
Departamento de Informática do SUS – DATASUS, Distrito Federal, Brasil
Possui formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e MBA em Engenharia de Software pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Analista de Negócios na empresa 4 Research, Pesquisadora Colaboradora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Jéssica Moretto Crivelari
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
CEO e fundadora Dr. TIS, Presidente da ABCIS e CIO Ameplan Saúde Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestra em Ciência da Computação pela USP (2011) e doutora em Ciência da Computação pela USP (2016).
Tenho uma experiência de mais de 20 anos na área de Ciência da Computação aplicada no ramo da saúde, com ênfase em Computação Gráfica e processamento de imagens médicas.
Diretora de tecnologia na operadora de saúde Ameplan por 6 anos, onde fui responsável pela implantação e otimização dos processos de sistema de gestão da operadora e dos hospitais credenciados e digitalização de todo o setor de imagem.
Durante meu mestrado desenvolvi um método de segmentação semiautomático de tumores cerebrais de imagens de ressonância magnética para ajudar os médicos a delinear o tumor e acompanhar a evolução da doença.
Apaixonada pelas imagens médicas dei continuidade no meu doutorado para classificar imagens de órgãos de ratos para detectar sepsemia no seu estado inicial com intuito de estender esse estudo para animais de grande portes e humanos.
Dessa experiência da minha trajetória, fundo a Dr. TIS onde nasceu a plataforma Web Dr. Nuvem que veio para agregar imensamente para a introdução de uma tecnologia de ponta na área de imagem com custo viável para todos os tamanhos e portes das instituições de saúde.
Jihan Zoghbi
ABCIS, São Paulo, Brasil
Bacharel em Sistemas de Informação, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, Pesquisador do Núcleo de Estudo em Saúde Pública – NESP/UnB, Pesquisador do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde – ECOS/UnB, TI Senior da Sala de Situação – SDS/FS/UnB, Servidor técnico da Fundação Universidade de Brasília – FUB.
João Paulo Fernandes
Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil
Integrante do Comitê Gestor do REDCap e pesquisadora no Hospital Moinhos de Vento. Membro da Coordenação do LATAM SBHCI CTO Registry. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Karlyse Belli
Hospital Moinhos de Vento, Rio Grande do Sul, Brasil
Pesquisadora da Unidade de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP), com Pós-Doutorado na Duke University Medical Center. Responsável pela implementação do software REDCap no HCFMUSP e pela construção dos alicerces iniciais do Consórcio REDCap-Brasil. Paralelamente às atividades de pesquisa da área de estimulação cardíaca artificial, tem se dedicado fortemente à área de gerenciamento de dados e incorporação de soluções tecnológicas para pesquisa científica.
Katia Regina da Silva
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Possui graduação em Física Médica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2013). Desenvolveu atividades como administradora de banco de dados na Fundação PIO XII – Hospital de Câncer de Barretos. Atualmente desenvolve atividades como data manager no AC Camargo Cancer Center gerenciando e desenvolvendo bancos de dados na plataforma REDCap.
Livia Mega
Hospital AC Camargo, São Paulo, Brasil
Professora Livre Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Médica Assistente do Serviço de Transplantes de Órgãos Abdominais do Hospital das Clínicas da FMUSP e Coordenadora do Ambulatório de Transplantes Abdominais.
Luciana Haddad
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, Brasil
Formado em Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, Doutor em Microbiologia e Imunologia pela New York University School of Medicine, Pós-Doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Zurique. Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
Luiz Fernando Reis
Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, Brasil
Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, professor na pós-graduação em Informática em Saúde do Hospital Sírio-Libanês. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde. É membro do HL7Brasil, IHE e HIMSS, colaborador no processo de Certificação de Software SBIS/CFM.
Luiz Gustavo Gasparini Kiatake
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, SBIS, São Paulo, Brasil
Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, Mestre pelo Programa de Pós graduação em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é enfermeira do Consulado Americano dos Estados Unidos em São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Marcia Mitie Nagumo
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional de Inovação em Saúde (FACISB/Hospital de Amor). Especialista em Matemática (UFSJ, 2011). Licenciatura em Matemática (UNESP, 2002). Bacharelado em Estatística (USP, 2014). Bioestatístico e Coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Bioestatística do Hospital de Amor Barretos, departamento responsável por administrar a Plataforma REDCap.
Marco Antônio de Oliveira
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Aluno de Mestrado em Inovação em Saúde pela FACISB. Bacharel em Estatística pela UFJF (2015). Atualmente é Bioestatístico no Hospital de Câncer de Barretos onde atua no Núcleo de Epidemiologia e Bioestatística. Também é membro do comitê para uso do REDCap e professor de Bioestatística I e II para turmas de residência e pós-graduação da Fundação Pio XII.
Marcos Alves de Lima
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Gerente de bancos de dados em saúde, atuando no Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz. Graduada em Matemática (UFRJ), com Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Doutoranda no IESC/UFRJ na linha de pesquisa de Ciência de Dados em Saúde Pública.
Margareth Catoia Varela
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil
Anestesiologista e Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB. Professora Associada da Disciplina de Anestesiologia da FMUSP. Diretora da Divisão de Anestesia e da UTI-Anestesiologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordenadora do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, vinculado ao Inova-HC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da Faculdade de Medicina da USP. Editora da Brazilian Journal of Anesthesiology.
Maria Jose Carmona
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, Brasil
Farmacêutico especialista em Farmácia Clínica, Neuropedagogia e Psicanálise em Educação. MBA em Data Science and Analytics (em andamento). Membro do Comitê de Gerenciamento de REDCap e Farmacêutico Líder da Santa Casa de Misericórdia de Barretos.
Mateus Frederico de Paula
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Graduado em Física, Mestre e aluno de Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo com foco em Análise por Ativação Neutrônica e Machine Learning. Possui conhecimentos nas áreas de Física Nuclear, Reatores e Ciência de Dados. Experiência com ferramentas de coleta e análise de dados como REDCap, IBM SPSS Statistics e R. Atualmente trabalha como Administrador de Banco de Dados utilizando a plataforma REDCap e auxilia pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa do Hospital de Amor – Hospital de Câncer de Barretos.
Rafael Vanhoz
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG. Fundadora do Centro Goiano de Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da UFG (CGDB-FO-UFG), tendo sido sua coordenadora por 20 anos. Fundadora e Coordenadora da Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (2011-2018).
Rejane Faria Ribeiro-Rotta
Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil
Médico Titular e Coordenador do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Acadêmica deste hospital. Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos – Área de Ensino.
Ricardo dos Reis
Hospital de Amor de Barretos, São Paulo, Brasil
Mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP / USP. Graduado em Ciência da Computação. Chefe da Seção Técnica de Informática da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – STI-FMRP-USP. Membro da equipe de administração do REDCap-FMRP. Administrador do REDCap da Rede Brasileira de Pesquisa Neonatal (RBPN).
Ricardo Perussi
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMRP-USP, São Paulo, Brasil
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Disciplina de Cirurgia Cardiovascular. Orientador do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Torácica e Cardiovascular FMUSP. Diretor da Unidade Cirúrgica de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Roberto Costa
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, Brasil
Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Doutor em Ciências Médicas pelo Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa – IDOR (2020). Especialista em sistemas na Rede D’Or, com vasta experiência em processamento de imagens. Foi um dos criadores do PACS D’Or, usado desde a criação do Quinta D’Or e um dos primeiros PACS digitais da América Latina. Hoje, no Instituto D’Or, se dedica a aplicar métodos de machine learning em projetos de pesquisa vigentes.
Rodrigo Basilio
Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, Brasil
Rogério Boros é Diretor de Saúde e Governo Federal na Microsoft Brasil. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, tem MBA em Gestão e Finanças Corporativas pela FGV / RJ e certificado de Gestão Avançada pelo MIT Sloan. Em sua história profissional, teve passagens por outras multinacionais de tecnologia e ocupou posições no Brasil, Argentina, Finlândia e Espanha.
Rogério Boros
Microsoft, Distrito Federal, Brasil
Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Cardiologia. Mestrado e Doutorado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Melhoria pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI). Yellowbelt em Value Based Healthcare pelo VBHC Center Europe. Gerente de Práticas Médicas do Hospital do Coração (HCor).
Sabrina Bernardez
Hospital do Coração, São Paulo, Brasil
Graduada em farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Ciências da Saúde pelo programa de pós graduação do Hospital de Câncer de Barretos. Atua com projetos de pesquisa e bancos de dados desde 2014. É Analista de dados no Hospital Israelita Albert Einstein e Administradora REDCap há 6 anos.
Thais Talarico Hosokawa
Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil
CEO e Fundador da dataRain Consulting
Membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS
Membro da Associação Brasileira de Ensino a Distância – ABED
Membro da Associação Brasileira CIO Saúde – ABCIS
ex-Vice-Presidente de Mercados Verticais da Motorola Solutions
ex-CEO de Servicos da Microsoft do Brasil
ex-CEO de Serviços – Sun Microsystems América Latina
ex-Presidente da Siebel Systems Brasil
ex-Presidente da TrakHealth Systems Brasil
ex-Vice-Presidente da Oracle do Brasil
Graduado em Administração de Empresas (FEI-ESAN)
Pós-Graduado em Análise e Projeto de Sistemas (UNIP) e Adm. de Marketing (ESPM)
Wagner Andrade
dataRain Consulting, São Paulo, Brasil
CONSÓRCIO REDCap- BRASIL
Pesquisadora da Unidade de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP), com Pós-Doutorado na Duke University Medical Center. Responsável pela implementação do software REDCap no HCFMUSP e pela construção dos alicerces iniciais do Consórcio REDCap-Brasil. Paralelamente às atividades de pesquisa da área de estimulação cardíaca artificial, tem se dedicado fortemente à área de gerenciamento de dados e incorporação de soluções tecnológicas para pesquisa científica.
Katia Regina da Silva
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Possui formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e MBA em Engenharia de Software pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Analista de Negócios na empresa 4 Research, Pesquisadora Colaboradora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Jéssica Moretto Crivelari
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, Mestre pelo Programa de Pós graduação em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é enfermeira do Consulado Americano dos Estados Unidos em São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Marcia Mitie Nagumo
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Disciplina de Cirurgia Cardiovascular. Orientador do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Torácica e Cardiovascular FMUSP. Diretor da Unidade Cirúrgica de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Roberto Costa
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, Brasil
Biomédica habilitada em Patologia Clínica. Atua como pesquisadora colaboradora na Unidade de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HCFMUSP). Aluna do Programa de Mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Sarah Saucedo
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Fisioterapeuta com especialização em saúde cardiovascular e pesquisadora colaboradora no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HCFMUSP). Candidata ao Programa de Mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Laísa de Arruda Silva
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil
Bacharel em Administração de Empresas com Especialização em Administração de Recursos Humanos. Trabalha na área administrativa da Unidade de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP). Membro do Consórcio REDCap-Brasil.
Maria Célia Barros da Silva
Consórcio REDCap-Brasil, São Paulo, Brasil